Filme “Ninho”, de Lohan Lage, estreia no Festival de Microfilmes do Ocupa Usina Nova Friburgo e provoca comoção ao abordar tragédia

 
Na manhã de 8 de fevereiro de 2019, 10 meninos morreram em um trágico incêndio no Ninho do Urubu, como é conhecido o CT do Flamengo (RJ). O ocorrido abalou o país e até hoje se apresenta como uma história comovente e com muitas pontas soltas.

Partindo dessa premissa, o professor e roteirista Lohan Lage, 33, realizou seu primeiro filme de ficção. A tragédia o inspirou a contar a história do sofrimento de uma mãe em relação à perda do filho. “O curta explora essa mãe, cuja vida se transforma com a perda. A noção de tempo, do que é real ou não, a noção da própria vida se esvai... e ela busca a libertação dessa angústia. A pergunta é: existe essa libertação?”, revela Lohan.

O microfilme nasceu sob iniciativa de uma oficina do Ocupa Usina Nova Friburgo. Comandada pelo escritor João Paulo Cuenca e pela diretora Sabrina Fidalgo, a oficina de como desenvolver filmes com um celular foi um sucesso e deu a Lohan, bem como a outros participantes, o impulso para desenvolver um filme com poucos recursos, usando apenas um celular. "Foi tudo muito rápido", diz Lohan, "em apenas uma semana esse filme nasceu. Da concepção do roteiro à execução. Um grande desafio, sobretudo para quem nunca tinha filmado nada".

Lohan já havia dirigido o documentário em curta-metragem "Terra Nova, Friburgo", em 2019. No entanto, ir a campo sozinho e tocar adiante seu próprio filme de ficção se mostrou como uma grande e prazerosa novidade. O professor teve a ilustre contribuição dos atores Elaine Fraga e Cedric Fraga, mãe e filho na vida real. Os atores se conheceram em uma oficina de teatro do SESC, em 2017, e agora, pela primeira vez, firmaram uma parceria artística. "A Elaine e o Cedric são incríveis. Foram extremamente generosos comigo, se dispuseram a fazer o melhor", exalta Lohan.

O microfilme "Ninho" está concorrendo pelo Instagram @ocupausina com outros sete filmes. Assista e deixe sua curtida! A votação se encerra neste sábado, às 16h.

Link do microfilme "Ninho": https://www.instagram.com/p/ClzUWLkIhnW/
 
Sobre o autor
 
 
Lohan Lage Pignone, 31, é nascido no Rio de Janeiro (RJ) e atualmente reside em Nova Friburgo (RJ). Graduado em Letras (Port./Lit.) pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Roteiro para Cinema e TV, pela UVA. É escritor, professor, músico e roteirista. Publicou, em 2011, o livro "Poesia é Isso" (Ed. Multifoco). Assinou o roteiro e dirigiu o documentário em curta-metragem “Terra Nova, Friburgo”. Formou-se em Direção (Cinema) pela AIC.
 

Comentários