Casa do Escritor recebe Janaína Botelho e George dos Santos Pacheco em novembro


O fabuloso Dr. Palhares foi lançado em Nova Friburgo em maio

O projeto "Casa do Escritor" recebe na quarta-feira, dia 23 de novembro, a partir das 18h30min, os escritores Janaína Botelho e George dos Santos Pacheco, autores do livro "O fabuloso Dr. Palhares", para uma conversa a respeito de suas obras, da leitura e do panorama da literatura em Nova Friburgo. O encontro será na Biblioteca Municipal Maria Margarida Liguori, no Centro, equipamento vinculado à Secretaria Municipal de Cultura. 

O fabuloso Dr. Palhares é um romance histórico que tem como pano de fundo a cidade de Nova Friburgo no final do século 19, momento em que a sociedade brasileira passa por profundas transformações políticas, sociais e culturais. Em uma narrativa impecável, a obra é um romance histórico impactante sobre relações de poder, amizade e amor, abrindo margem para dúvidas e possibilidades veladas nas entrelinhas.

Os autores – ambos membros da Academia Friburguense de Letras – desfiam um enredo enigmático e de época, paradoxalmente contemporâneo. A união entre o estilo de Pacheco e o conhecimento histórico de Janaína Botelho captura o leitor desde a primeira página.

Sobre os autores

George dos Santos Pacheco nasceu em Nova Friburgo em 07 de outubro de 1981. É autor de treze livros, entre eles o aclamado thriller de suspense O Pacto, tendo estrado na ficção com o romance O fantasma do Mare Dei, em 2010. Membro da Academia Friburguense de Letras e laureado em diversos concursos literários, também escreveu os livros de contos Sete - Contos Capitais, Tarde demais para Suzanne, o infantil As aventuras de Frog, o ratinho, o erótico Uma Aventura Perigosa, além da autoficção O mundo é pequeno demais para nós dois, e teve seu conto A Dama da Noite adaptado para um curta metragem homônimo. Em 2017 e 2018, organizou a antologia Nova Friburgo: Contos, Crônicas, e Declarações de Amor.

Janaína Botelho é historiadora, escritora, jornalista, professora universitária e poetisa, autora dos livros O cotidiano de Nova Friburgo no final do século XIX: Prática e Representações Sociais e História e memória de Nova Friburgo. É a primeira historiadora a assumir a presidência da Academia Friburguense de Letras (AFL), com a missão de conduzir o espaço de trocas de experiências e pesquisas, zelando pela história e preservando os acervos de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio. Como colaboradora, integrou os livros Teia Serrana II, Memórias do legislativo Friburguense e escreveu em parceria com a autora Thereza Malcher Campitelli o infantojuvenil O Zum Zum Zum das Montanhas. Na área audiovisual, Janaína assina argumentos e produz documentários sobre a história da Região Serrana Fluminense.

Comentários