O projeto baseado no conto “Tarde demais para Suzanne” é selecionado em edital da Lei Paulo Gustavo do Governo do Estado


Projeto foi o único da cidade distinguido na categoria “Curta-metragem”

Um suspense psicológico sob o ponto de vista de uma suicida. Este é o enredo de “Tarde demais”, projeto de curta-metragem do cineasta Luciano Santos, contemplado no edital de Apoio a Obras Audiovisuais, da Lei Paulo Gustavo, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. Ao som do despertador, o espectador embarca no "último dia de vida" de Suzanne, uma jovem de 19 anos, que ao acordar, decide se livrar da sua dor com a sua morte. Nessa trama sobre o sentido da vida, os produtores buscam provocar a audiência a refletir sobre como evitar uma jornada de morte, antes que seja “Tarde demais”. O roteiro é baseado no conto Tarde demais para Suzanne, publicado em 2016, pelo Clube de Autores.


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou a chamada pública em 04 de setembro, pelos quais serão investidos R$ 139 milhões em projetos culturais de diferentes segmentos. Segundo os organizadores, foram inscritas, ao todo, mais de 6.500 ações culturais, de 83 municípios diferentes, sendo 1.677 para os editais de Apoio a Obras Audiovisuais.


Luciano de Oliveira Santos é ator, roteirista, cinegrafista, diretor, editor, gestor cultural e produtor independente, desenvolvendo trabalhos nas áreas do audiovisual, como roteiros, documentários, novas mídias institucionais, produção de filmes, séries, e minisséries, destacando-se nas oficinas do FRICINE e com os filmes “Pedido de Oração” , “A Dama da Noite ", “Em Busca do Omegatrone” e a web serie “Outro Lado” com várias premiações internacionais.

Luciano Santos e George dos Santos Pacheco na FLINF

Em 2014, em parceria com o roteirista, produtor e diretor Ilson Junior, Luciano Santos produziu, de forma independente, o curta “A Dama da Noite”, também baseado na obra de Pacheco. O filme, disponível no YouTube e exibido em diversos festivais, trata da história de um misterioso encontro entre um taxista e uma mulher, em seu insinuante vestido vermelho, em sua última viagem de um desgastante dia trabalho.

Ainda não há data para o início da produção do curta-metragem , mas Luciano Santos é otimista. “Desde o início tínhamos muitas ideias para colocar no filme, roteiro, equipe, locações e efeitos demandavam recursos que só a seleção em um edital da monta da Lei Paulo Gustavo podia abarcar. Buscamos diversas parcerias e alternativas, passamos inclusive por uma pandemia.... até que o Santo Paulo Gustavo atendeu as nossas preces! Agora é partir pra realização!”, afirma Luciano.

O resultado da seleção pode ser conferido no link "Apoio a Obras Audiovisuais".

Comentários